DESIGN DE IDÉIAS

Design de ideias para co-criação de sistemas regenerativos.

 

Desejando fazer parte da Grande Virada, entendemos que é necessário que cada um de nós se reconecte com seus sonhos e sua missão de vida, para transformar esses sonhos em realidade e regenerar nossos sistemas que sustentam a Vida.

Nesse contexto, enxergamos nossa missão de impulsionar suas idéias florescerem, tomarem forma e se aperfeiçoarem. Para isso temos investigado e atuado com um conjunto de metodologias de design inovadoras e sistêmicas.

A partir de uma abordagem holística inspirada na Permacultura, reconhecemos 7 dimensões no desenvolvimento de uma idéia que precisam ser olhadas e projetadas para garantir que sua idéia saia do papel e se concretize.

Conheça a seguir essas dimensões que podemos explorar juntos para fazer sua idéia se concretizar ou apoiar o desenvolvimento do seu projeto.

 

Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.”

Steve Jobs

DESIGN DE PROJETOS

Uma abordagem lúdica e energizante para investir o tempo do seu grupo em construir relações de confiança que gerem empoderamento e engajamento de todos, ao mesmo tempo que cria projetos sólidos e estratégicos

Utilizando ferramentas de gestão de projetos tradicionais e combinando a metodologias inovadoras como Dragon Dreaming de John Croft, Design Thinking e estratégias como Open Space, Aquário e World Café, propomos processos lúdicos e eficazes que garantem uma estruturação do projeto e a participação dos membros da equipe em cada uma das etapas.

Serviços oferecidos

  • Consultoria
  • Moderação de eventos
  • Facilitação de processos em grupo
  • Cursos, Palestras e Oficinas
  • Coaching
k

Despertar a inteligência coletiva

Co-criar projetos participativos

Transformar sonhos em realidade

Engajar os participantes

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”

Eleanor Roosevelt

DESIGN DE Organizações

Construa uma estrutura eficaz e flexível que permita resiliência às mudanças e distribua a liderança, garantindo a melhoria continua, e abrindo espaço para a autonomia e responsabilidade de cada integrante.

Utilizando a Sociocracia, Organizações de Centro Vazio e princípios de organizações teal (verde-azuladas) te ajudamos a definir a estrutura organizacional e o modelo de governança da sua organização.

Serviços oferecidos

  • Consultoria
  • Moderação de eventos
  • Facilitação de processos em grupo
  • Cursos, Palestras e Oficinas
  • Coaching
A

Liderança distribuida

Governança Dinâmica

Tomada de decisão participativa

Bom o suficiente e melhoria contínua

w

Fluxos de informação ágeis

Cuidado com pessoas e com as relações

Reuniões produtivas e energizantes

Organizações movidas pelo seu propósito

“Auto-organização não é um recurso surpreendentemente novo no mundo. É a forma como o mundo se criou há bilhões de anos. Em todas as atividades humanas, auto-organização é como começamos. É a forma como fazemos até que interferimos no processo e tentamos controlar uns aos outros”

Margaret J. Wheatley e Myron Kellner-Rogers

DESIGN DE INFORMAÇÕES

Uma ferramenta criativa que reúne novas formas de se organizar conteúdo complexos, afim de captar a atenção das pessoas num mundo tão cheio de estímulos, capturar o que é mais importante e evidenciar como essas partes compõe um todo maior.

Por meio de diversos recursos visuais reformatamos um conteúdo para que ela seja transmitido de forma racional e também afetiva, auxiliando o aprendizado e estimulando a interação e criação coletiva.

Utilizamos facilitação gráfica, visual thinking, colheita gráfica, design gráfico e diversas ferramentas digitais para compor painéis ao vivo (durante um evento) ou criar materiais de comunicação físicos ou digitais.

Também oferecemos soluções tecnológicas para facilitar o trabalho de equipe, construindo protocolos de comunicação que agilizam o trabalho, garantindo a troca de informações com eficiência e transparência.

Serviços oferecidos

  • Moderação de eventos
  • Colheita gráfica em apoio a eventos
  • Cursos e Oficinas
  • Criação de materiais de comunicação das mais diversas formas: painéis, ilustrações, infográficos, apresentações, vídeos, publicações impressas e digitais, e o que mais a nossa criatividade permitir!
  • Consultoria para escolha e implementação de protcolos de comunicação

Conquiste a atenção do seu público

z

Faça o participante se sentir escutado

Visualize a construção coletiva

Produza resultados palpáveis

Permita uma visão sistêmica da sua questão

s

Fixe o que é essencial para todos

Auxilie a compreensão do conteúdo

Crie uma atmosfera mais leve e divertida

“Nós vivemos em um mundo relacional. Trabalhando com os outros para tornar visível o invisível, podemos navegar por águas desconhecidas e encontrar nosso caminho”

Jennifer Shepherd

DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE

Para atingir uma real sustentabilidade do seu projeto é necessário uma visão sistêmica que integre o ser humano a natureza e nos ofereça soluções concretas para uma cultura sustentável em suas múltiplas dimensões.

A partir da observação de práticas milenares de povos trdicionais e modernos conhecimentos científicos a Permacultura de Bill Mollison e David Holmgren propõe uma metodologia clara para conceber ocupações humanas sustentáveis seja elas temporárias (eventos) ou fixas (terrenos), baseada em princípios éticos do Cuidado com a Terra.

Para cada uma das 7 dimensões existem centenas de ferramentas, técnicas e soluções para uma vida mais ecológica, com autonomia e responsabilidade, mesmo para pessoas que moram dentro das cidades.

Outra inspiração é o trabalho de reconexão com nossa vida e nossa mundo através da abordagem da Ecologia Profunda de Joanna Macy.

Serviços oferecidos

  • Consultoria
  • Cursos, Palestras e Oficinas
  • Coaching para uma vida mais sustentável

Integração do Homem com a Natureza

Visão Sistêmica para uma cultura sustentável

As soluções existem e são acessíveis

Autonomia empoderamento e responsabilidade

“Se o mundo deve ser curado através de esforços humanos, estou convencido de que será por pessoas comuns, pessoas cujo amor por esta vida é ainda maior do que o medo deles.”

Joanna Macy

DESIGN DE RELAçÕES

Olhar revolucionário para nossa comunicação que proporciona a construção de relações pessoais e profissionais mais harmoniosas através do desenvolvimento da habilidade de se reconectar com si próprio, aprender a expressar suas demandas e receber opiniões dos outros com maior sabedoria emocional.

Trabalho inspirado na Comunicação Não-Violenta proposto pelo americano Marshall Rosemberg e pelo trabalho desenvolvido por Dominic Barter no Brasil.

Serviços oferecidos

  • Facilitação de processos em grupo
  • Cursos, Palestras e Oficinas
w

Descobrir uma nova forma de se comunicar

U

Enxergar as situações com um outro olhar

Entender porque agimos de certas formas

Consciência sobre o que realmente importa

“Marshal Rosenberg oferece ferramentas das mais eficientes para cuidarmos da saúde e dos relacionamentos. A Comunicação Não-Violenta conecta a alma das pessoas, promovendo sua regeneração.
É o elemento que falta em tudo o que fazemos”

Deepak Chopra

DESIGN DE EDUCAÇÃO

Conjunto de metodologias que apoiam um olhar atento para explorar potenciais de uma educação transformadora. A partir de ferramentas e metodologias criativas podemos co-criar espaços de aprendizagem mais autênticos e inclusivos, explorando diferentes maneiras de fazer educação e desenhando estruturas menos hierárquicas e mais confiantes.

Desenhar uma aprendizagem vivencial, a partir de experiências com a natureza e processos participativos. Aprendizagem por projetos (Escola da Ponte), Comunidades de Aprendizagem (Projeto Âncora e Comunidade de Aprendizagem do Paranoá – DF), aprendizagem a partir de oportunidades (método Kaospilot), ecoalfabetização são algumas das referências e experiências que buscamos para enriquecer nosso trabalho. 

 Serviços oferecidos

  • Facilitação de processos em grupo
  • Cursos
  • Consultorias
k

Aprendizagem vivencial

Processos participativos

Educação transformadora

Respeito e inclusão

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”

Mahatma Gandhi 

DESIGN DE  FINANÇAS

 

Tradicionalmente nós temos uma “relação com dinheiro que, de maneira inconsciente e irrefletida, molda nossa experiência de vida e nossos sentimentos mais profundos sobre nós mesmos e sobre os outros”.

Em nome do dinheiro, o ser humano já causou (e continua causando) enormes danos à Terra. Destruímos florestas, represamos e dizimamos rios, envenenamos nosso solo com os poluentes químicos da indústria e da agricultura de larga escala.

A milenar (e ainda atual) forma de lidar com o dinheiro gera enormes injustiças e desigualdades sociais. Cria pequeniníssimos nichos sociais que vivem com acumulo de riquezas, em oposição a mais de 70% da população mundial que vive em diferentes níveis de pobreza e escassez de recursos para uma vida digna e saudável (com educação, alimento, moradia, saúde, lazer, cultura e etc).  

Rever a nossa relação com o dinheiro é um passo importante para mudar de uma economia industrial da escassez para uma economia da suficiência.

Sendo assim, te convidamos a experimentar novas formas de pensar essa relação. Priorizando enfoques de autogestão, com senso de responsabilidade e transparência nas relações, visando a construção de laços de confiança e credibilidade. Utilizando métodos justos e solidários que permitam o bem estar de todos.

 

Serviços oferecidos

  • Experimentação de métodos alternativos baseados nas abordagens de Captação Empoderada de Recursos, Economia Justa e Solidária, Economia da Dádiva, Money Pile, Slicing Pie, Co-Budget, e Corresponsabilização Financeira.

Repensar a relação com o dinheiro

Optar por sistemas justos e solidários

Valorizar o consumo consciênte e sustentável

Praticar a autogestão e corresponsabilidade

“Nenhum problema pode ser resolvido com o mesmo nível de consciência que o criou”

Albert Einstein 

UAU! Quanta coisa!

Vendo tantas coisas talvez você se pergunte “por onde começar?” ou fique com a sensação de que está muito longe disso tudo. Mas tranquilize-se, o importante não é aonde você está, mas se está em movimento em direção ao que você busca. Começe devagar, não abra todas as frentes de uma só vez, celebre cada passo, conquista e desafio do caminho.

Oferecemos todos esses serviços com esse olhar sistêmico nos adaptando em função da sua demanda, do que é mais importante ser trabalho na sua idéia, projeto, equipe neste momento!

Se você ficou curioso e instigado a levar essas abordagens para o seu projeto, convidamos você a preencher nosso formulário de contato, contando um pouco da sua idéia para que nós possamos começar a conversar e construirmos juntos um processo que seja respeitoso do seu tempo e adequado ao seu contexto.