Luiza Padoa

Bióloga, Permacultora, Designer e
Mestre em Desenvolvimento Sustentável

Permacultora, bióloga e mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Université Montpellier II, Designer de Informações pela Mirá e facilitadora de projetos Dragon Dreaming. Praticante e multiplicadora de Sociocracia, Comunicação Não-Violenta e Yoga.

Luiza nasceu em São Paulo, onde morou até seus 17 anos. Estudando em uma escola construtivista de referência nacional – a Escola da Vila – aprendeu a ser muito crítica com tudo, e não aceitar caminhos pré-traçados e impostos pela sociedade.

Em 2005 ela foi morar na França, onde cursou a faculdade de Biologia na cidade de Bordeaux, e em seguida engrenou no mestrado profissional em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável, na Université de Montpellier. Movida pela curiosidade pela Amazônia – o último massivo florestal do Planeta – e o desejo profundo de aprender como poderíamos continuar nos desenvolvendo sem degradar esse reduto sagrado da Vida e de todos os ciclos ecológicos, Luiza optou pela especialidade em Engenharia Florestal e Gestão da Biodiversidade, e realizou estágios na Amazônia (Agropalma S.A – indústria produtora de óleo de palma) e no Cerrado brasileiro (EMBRAPA Cerrados e CIRAD).

Ainda na busca por entender como, quanto e quando poderiamos “retirar” da Natureza sem comprometer sua resiliência, ela descobriu a Permacultura e os Sistemas Agroflorestais (hoje conhecidos também como Agricultura Sintrópica), e descobriu que a pergunta é que estava errada. A questão é como vamos trabalhar com a Natureza, e o quanto nós vamos “colocar” para depois poder “retirar”. Assim em 2010 conheceu o IPOEMA – Instituto de Permacultura, uma ONG situada em Brasilia e descobriu que era ali que queria ficar. 

De 2011 a 2018 atuou no IPOEMA como Coordenadora de Cursos e de 2014-2018 como Diretora Geral e responsável pela gestão de metodologias colaborativas do Instituto. Pelo IPOEMA, já coordenou 32 cursos, e projetos institucionais como a VIVERDEDENTRO e o Águas do Cerrado.

O Águas do Cerrado, projeto realizado de 2014-2016 com patrocinio da Petrobras Socioambiental foi um ponto de virada na carreira e uma oportunidade ímpar de testar todas as metodologias que vinham estudando para gerenciar uma equipe grande e gerar resultados em escala, no que foi provavelmente o maior projeto de Permacultura até então realizado no Pais. Em resumo o projeto beneficiou diretamente 22.616 pessoas e indiretamente envolveu 165.675 pessoas em 2.339 horas de cursos, palestras, oficinas e visitas; sendo 6.516 considerados multiplicadores de conhecimento; e produziu 51 publicações. Em relação a recuperação de áreas degradadas, o projeto atuou em 90,5 hectares de áreas degradadas em recuperação com o plantio de 170 mil mudas de árvores nativas do cerrado.

Interessada por maneiras diferentes de fazer as coisas, desde 2011 Luiza começou a estudar metodologias inovadoras como Dragon Dreaming,  Facilitação Gráfica, Sociocracia, Comunicação Não-Violenta e Jogos Cooperativos. Pioneiramente, teve a honra de ajudar a trazer algumas delas para o Brasil e de aprender e se formar como multiplicadora diretamente com as referências nesses assuntos. 

Em 2015 Luiza se tornou mãe da Lila e se entregou para viver a maternidade com suas belezas e desafios. Aliando o que fazia profissionalmente e seu novo momento, Luiza viveu uma linda experiência de “creche parental”, resultando em um coletivo que se apoia na criação de seus filhos.

Luiza gosta de misturar todas essas metodologias e suas habilidades para fazer sonhos acontecerem. Assim em 2012 criou a MIRÁ para dar vazão a toda essa criatividade, e em 2018 convidou as outras mirabolantes para idealizarem juntas essa nova fase da MIRÁ | Design de Ideias.

Atualmente presta consultorias para  projetos e organizações, além de atuar no design de informações e na criação de materiais.

pessoas impactadas

facilitações gráficas

consultoria de projetos

cursos coordenados

Meus trabalho recentes

DEPOIMENTOS

A participação da Luiza Padoa como facilitadora grafica no processo de formação politica que marcou o final da primeira fase do projeto Jovens Protagonistas da FLONA Tefé, RESEX do Baixo Juruá e RESEX do Rio Jutai (AM), foi essencial no sentido de promover maior compreensão dos educandos acerca do conteúdo trabalhado. Tinhamos um desafio grande, pois trataríamos de temas políticos complexos, principalmente para um publico de jovens moradores de Unidades de Conservação dentro da floresta, com baixa escolaridade e pouco costume com reflexões mais profundas. O trabalho da Luiza ajudou a transformar as mensagens e reflexões complexas em algo não só visual, mas compreensível ao grupo, baseado em sinais e signos conhecidos pelos jovens. A Luiza nao so tem habilidade na facilitação gráfica, mas na facilitação do processo como um todo, participando ativamente das avaliações de equipe e buscando as melhores estrategias de comunicação e sensibilização do grupo.

Gabriela Calixto

Gestora de Unidade de Conservação, ICMBio

Tive oportunidade de estar com a Luiza em uma das experiências mais significativas da minha maternidade: a criação de um coletivo de cuidado parental. A Lu abriu as portas de sua casa e da sua vida para sete famílias construírem juntas uma proposta de cuidado das crias durante a semana. Tudo aconteceu muito rápido e sua atuação como mediadora das nossas reflexões e práticas foi fundamental. Foi um lindo trabalho de facilitação para o projeto acontecer de forma respeitosa, com um bom entrosamento entre todos, trazendo os sonhos de cada família, seus limites e possibilidades. Somos amigos até hoje. A Luiza faz o trabalho de mediação/facilitação de coração e isso faz toda diferença. E tem muito conhecimento sobre as metodologias que propõem. Compartilha o conhecimento e as propostas com muito cuidado e escuta, de forma clara e precisa. Ela também tem a incrível habilidade de traduzir ideias em imagens e desenhos lindos que ajudam a visualizar coisas que as palavras muitas vezes não dão conta de explicar. Super indico!

Letícia Terrieri

Bióloca, INEP

Acompanho o trabalho da Luiza Padoa há alguns anos e sinto que, além da competência e das muitas habilidades desenvolvidas em sua formação profissional, ela carrega consigo uma coerência entre o que transmite e o que vive. Isso faz dela uma profissional de qualidades adicionais, pois a torna atenta e sensível o suficiente para identificar as reais necessidades seja do indivíduo, seja de grupo. Tive não só a oportunidade de ter um projeto pessoal facilitado por ela com a metodologia Dragon Dreaming há cinco anos, como também pude trabalhar conjuntamente com a Luiza e 2016, em uma oficina ministrada para um grupo de funcionários do Banco do Brasil. Em ambas as experiências, a Luiza me impressionou na sua firmeza e conhecimento dos conteúdos ministrados e na sensibilidade de conduzir grupos.

Renata Camargo

Jornalista, WWF

A Luiza tem uma linda habilidade de se comunicar graficamente e oralmente de maneira a trazer bom entendimento das informações e paz nas relações. Seu jeito tranquilo e objetivo, permite o desenvolvimento das pessoas e por consequência de boas idéias. Tê-la como facilitadora de um projeto ou atividade é prezar pelo alto desempenho dos resultados e das relações. É sempre muito gratificante!!!!

Otávio Torrão

Permacultor, Músico e Compositor, IPOEMA

Luiza Padoa tem um lindo trabalho de facilitação gráfica e de grupos, construído com muita dedicação, estudo e generosidade. Já participei de desenhos de projetos, utilizando a metodologia Dragon Dreaming, facilitados por ela, com muita competência e ótimos resultados. As experiências com facilitação gráfica que ela realizou para nós, Coletivo Gaia Brasilia e CONANE, foram maravilhosas, belas expressões dos pensamentos e sentimentos dos grupos. Recomendo o trabalho desta artista e facilitadora com muito respeito e carinho, vale a pena conhecer o que ela faz.

Sônia Goulart

Coordenação Geral, CONANE

Excelente facilitadora! Luiza é criativa, dinâmica e usa metodologias que tornam os processos lúdicos e interessantes.
Super recomendo!

Mônica Carapeços

Educadora e Permacultora, Nós na Teia

CONHEÇA TAMBÉM

Ingrid Silveira

Louise Vendramini

Marina Palhares