Marina Palhares

Bióloga e Facilitadora de diálogos

Bióloga e mestre em Economia para Transição pela Schumacher College. Facilitadora de diálogos e conversas transformadoras. Aprendiz e multiplicadora de Sociocracia, Dragon Dreaming e comunicação não-violenta como ferramentas para desenhar novas formas de fazer educação.

Cursou Ciências Biológicas na Universidade de Brasília para se tornar bióloga marinha. E foi tudo diferente. Depois de muitos estágios em diferentes laboratórios da universidade, atuou como Bióloga (oficialmente) no programa de conservação da fauna brasileira no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de 2010 a 2014. Migrando para o mundo das Organizações da Sociedade Civil, foi gerente de equipe e articuladora de cursos e diálogos em escolas públicas do Distrito Federal pelo Projeto Águas do Cerrado na do Ipoema – Instituto de Permacultura e Meio Ambiente, de 2014 a 2016. Buscando mais conexão entre a vida pessoal e profissional, se inscreveu para um mestrado pouco convencional e bastante disruptivo, no programa de Economia para Transição da Schumacher College, na Inglaterra, de 2016 a 2017. Com essa oportunidade, experimentando diferentes maneiras de se fazer economia, vivenciou pela primeira vez, a educação como caminho para a autonomia e autodescoberta. A partir daí, a busca por novos jeitos de aprender e criar espaços de aprendizagem ativa se tornou uma paixão e um ato político para apoiar atos de transformação social.

DEPOIMENTOS

Tive a oportunidade de trabalhar de forma bem próxima da Marina no Projeto Águas do Cerrado, no Ipoema, e desde o primeiro momento ela chamou a atenção por sua atitude naturalmente atenciosa, humana e cuidadosa com todos. Profissional super dedicada e competente, sempre pró-ativa e auto-motivada, ela demonstrou ser capaz de assumir cada vez mais responsabilidade dentro do projeto, crescendo de agente de mobilização para a supervisão e então coordenação da mobilização. Reconhecimento merecido! Equilibrou com maestria a liderança da coordenação com a cooperatividade do trabalho em equipe dentro do nosso círculo, que se tornou uma família ao longo daqueles 2 anos. Estivemos dividindo sonhos e projetos desde então, pude contar com seu apoio criativo na construção das bases da Catalise e recentemente pudemos voltar a trabalhar de forma mais próxima no Cirandas. Pessoa linda! Boa de ter sempre por perto! 

Camila Maia

Designer e Educadora , Ipoema, Estúdio Cirandas e Catalise.

CONHEÇA TAMBÉM

Ingrid Silveira

Louise Vendramini

Luiza PAdoa