EXPERIMENTE!

Reinventar sua Organização gerando responsabilidade, autonomia e eficácia!

Inspire-se em sistemas vivos para construir organização aptas a lidar com alta complexidade e com processos mais orgânicos.

Neste curso vamos expandir a visão de mundo da sua organização ao permitir experimentar novos modelos organizacionais Teal “verde-azulados” com a sua equipe, aprendendo a conduzir reuniões eficazes, tomadas de decisão rápidas e inclusivas, dividir claramente as responsabilidades garantindo autonomia e eficácia, e medir o progresso para navegar rumo ao seu propósito e ter sucesso em sua caminhada.

Para isso, experimentaremos padrões inspirados na
Sociocracia, S3, Holacracia e O2.

= Data: 01 e 02/12/2018
= Local: Aliança Francesa (Brasília/DF)

 

BENEFÍCIOS

O que você vai aprender com este curso?

Distribuir a liderança para tomar decisões mais ágeis
Ter clareza do seu papel, gerando responsabilidade e autonomia para fluir
Ser ouvido e se sentir importante para a organização funcionar
Ter reuniões produtivas e leves que motivam a sua equipe

QUER SABER MAIS?

Baixe este ebook gratuito e descubra o que é a Sociocracia!

Você poderá conhecer os dez pilares da auto-organização e aprender como colocar em prática nos seus projetos.

Como transformar nosso ambiente de trabalho
em organizações responsivas criando uma estrutura organizacional que navega o caos?

Esse curso é para você que:

=
quer conseguir tomar decisões mais rapidamente e de forma menos cansativa
=
está cansado de grupos onde só falam, falam, falam e não realizam
=
está desmotivado e achando seu trabalho improdutivo
=
está precisando estruturar sua organização ou equipe
=
é educador, empreendedor, participa de algum coletivo, servidor público em busca de uma gestão mais participativa ou simplesmente busca inovação no seu trabalho
=
é um gestor que quer fugir do tradicional mas não sabe como fazer
DESCUBRA

RODA DE CONVERSA

Se você ficou curioso para saber mais e gostaria de nos conhecer melhor  aproveita essa oportunidade e vem conversar com a gente e conhecer a Sociocracia!

Data

22/11/2018
}

Horário

19h30 – 21hs

Local

Aliança Francesa (907s)
Brasília/DF

Um novo modelo é necessário

A maneira como gerimos as organizações está cada dia mais desatualizada.
Cada vez mais, as pesquisas têm demonstrado que a maioria dos funcionários se sente desvinculada de suas empresas. Isso se aplica não só ao meio corporativo, mas também em escolas, hospitais, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais. Todos sofrem com os jogos de poder, politicagem, lutas internas e burocracia, em reuniões sem fim e numa sucessão aparentemente interminável de programas de mudança e de redução de custos.

No fundo desejamos locais de trabalho com significado, autenticidade, comunidade, paixão e propósito. Precisamos de líderes mais esclarecidos porém precisamos de mais do que isso: de estruturas e de práticas organizacionais esclarecidas.

Uma nova mudança na consciência humana está em curso, e com ela modelos organizacionais totalmente novos estão surgindo, prometendo uma revolução significativa no local de trabalho. Se inspirando em organismos vivos, estamos estudando e experimentando modelos que buscam o equilíbrio entre centralização e autonomia, ordem e caos, através de estruturas hierárquicas revolucionárias que empoderam as pessoas para realizar aquilo que melhor elas sabem fazer obtendo prazer e sucesso em suas funções.*
Neste curso vamos expandir a visão de mundo da sua organização ao permitir experimentar novos modelos organizacionais TEAL (“verde-azulados”) com a sua equipe, aprendendo a:
=
conduzir reuniões eficazes
=
tomadas de decisão rápidas e inclusivas
=
dividir claramente as responsabilidades garantindo autonomia e eficácia
=
medir o progresso para navegar rumo ao seu propósito e ter sucesso em sua caminhada
Para isso, experimentaremos padrões inspirados na Sociocracia, S3, Holacracia e O2.
* Texto adaptado do livro Reinventando Organizações de Fredric Laloux, Infográfico adaptado de Brandy Agerbeck e ícones por Freepik de www.flaticon.com licenciado em CC 3.0 BY

INSTRUTORAS

Tanya Stergiou

Consultora e Facilitadora

Tanya possui mais de 20 anos de experiência como consultora e facilitadora na área de Desenvolvimento Organizacional e Ambientes Colaborativos. Coordenou projetos nas áreas de desenvolvimento econômico, gênero, meio ambiente, cultura digital, direitos indígenas, alinhamento de valores e propósito, planejamento estratégico e governança dinâmica. Ao longo dos anos desenvolveu trabalhos em parceria com instituições do Governo, ONG ́s, e empresas privadas.

Alguns clientes incluem: Instituto Jatobás, Ministério da Cultura, Instituto Toca, Sintetel, Key Associados, Santander, Agenttia, HiperEspaço, Ludovino Lopes Advogados, Unione Italiana del Lavore e Thydêwá.

Também é capacitada e oferece consultoria em Espaço Aberto, Action Learning, Investigação Apreciativa, Pesquisa Ação Participativa, Avaliação e Monitoramento Participativo. Foi aprendiz de Dragon Dreaming e Organizações de Centro Vazio com John Croft durante 2 anos e hoje atua como treinadora e facilitadora. Treinou Sociocracia Clássica com Gina Price e Diana Leaf Christian e Sociocracia 3.0 com James Priest, o co-criador do método e com Ted Rau e Jerry Koch de Sociocracy for All.

Ele é fundadora de Sociocracia Brasil e membro da Rede de Valor Aberta, Bioinspiral, Southern Hemisphere Community of Practise in Sociocracy e da Organização de Centro Vazio Dragon Dreaming Brasil. É mestra em Economia Política Internacional com ênfase na Asia e América Latina pela Universidade de Norman Patterson School of International Affairs em Canadá.

Luiza Padoa

Designer de Projetos e Organizações, Facilitadora Gráfica e Permacultora

Nasceu em São Paulo, e em 2005 foi morar na França, onde cursou a faculdade de Biologia, e o mestrado profissional em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável, na Université de Montpellier,  especialidade em Engenharia Florestal e Gestão da Biodiversidade, e realizou estágios na Amazônia e no Cerrado.

Em 2010 conheceu a Permacultura através do IPOEMA – Instituto de Permacultura, e descobriu que era ali que queria ficar. De 2011 a 2018 atuou no Instituto como Coordenadora de Cursos e de 2014-2018 como Diretora Geral e responsável pela gestão de metodologias colaborativas do Instituto. Pelo IPOEMA, já coordenou 32 cursos, e projetos institucionais como a VIVERDEDENTRO e o Águas do Cerrado.

O Águas do Cerrado, projeto realizado de 2014-2016 com patrocínio da Petrobras Socioambiental foi uma oportunidade ímpar de testar todas as metodologias que vinham estudando para gerenciar uma equipe grande e gerar resultados em escala, no que foi provavelmente o maior projeto de Permacultura do país. O projeto beneficiou diretamente 22.616 pessoas e indiretamente envolveu 165.675 pessoas, recuperando 90,5 hectares de áreas degradadas.

Desde 2011, Luiza estuda metodologias inovadoras como Dragon Dreaming,  Facilitação Gráfica, Sociocracia, Comunicação Não-Violenta e Jogos Cooperativos. Teve a honra de ajudar a trazer algumas delas para o Brasil e de aprender e se formar como multiplicadora diretamente com as referências nesses assuntos como John Croft , Dominic Barter, Gina Price, Diana Leaf Christian, James Priest entre outros. Faz parte da Rede Dragon Dreaming Brasil e da Sociocracia Brasil. Em 2012 Luiza fundou a MIRÁ para dar vazão à toda essa criatividade, e desde 2018 conta com as outra mirá-bolantes nesta jornada.

EQUIPE

Essa experiência é realizada pela MIRÁ e não seria possível sem a monitoria, o apoio e as ideias das MIRÁ-bolantes Ingrid, Marina, e Patricia.

Ingrid Silveira

Jornalista e designer que passeia pela publicidade e pelo marketing. Gestora de projetos, mobilizadora, educadora e comunicadora socioambiental. Entusiasta de metodologias participativas e processos criativos.

Marina Palhares

Bióloga e mestre em Economia para Transição. Facilitadora de diálogos e conversas transformadoras. Aprendiz e multiplicadora de Sociocracia, Dragon Dreaming e comunicação não-violenta como ferramentas para desenhar novas formas de fazer educação.

Patricia Kratka

Bióloga e Engenheira Florestal, com Mestrado em Recuperação de Áreas Degradadas. Coach e Educadora Emocional, Instrutora de Yoga e Meditação, Facilitadora e Multiplicadora de Comunicação Não-Violenta.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

}

Data e Horário

1 e 2/12/2018
Sábado e Domingo
das 9hs-19hs

com pausa para o almoço entre 12h30 e 13h30

Serviços Inclusos

  • Apostila digital
  • Material pedagógico de apoio
  • Certificado digital
  • Coffee break

Alimentação

Você poderá desfrutar de coffee-breaks com frutas e lanches saudáveis e saborosos, com preferência  para produtos locais, orgânicos, agroflorestais e sazonais produzidos por agricultores familiares, para manter a coerência com o mundo que queremos.
}

Local

Aliança Francesa de Brasília
Asa Sul – SEPS 708/907 lote A

Dentro da Aliança Francesa, há um café no qual os participantes poderão almoçar (não incluso).

O Espaço

Em 1959, nove meses antes da inauguração da capital do país, o Presidente Juscelino Kubitschek e o ministro de Estado da Cultura da França, André Malraux colocavam,  a primeira pedra da Aliança Francesa de Brasília. O prédio, tombado pelo IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é integrante do Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer e tem projeto paisagístico de Burle Marx. A Aliança Francesa de Brasília difunde o conhecimento do francês, como língua de abertura e de cultura, mas também de desenvolvimento pessoal e profissional. Em conjunto com as iniciativas do Governo do Distrito Federal, a Aliança ensina o francês, todo ano, a mais de 700 jovens provenientes da rede pública.

Aliança Francesa

Em 2014 conheci a Sociocracia e um mês depois já estava praticando-a na Ecoaldeia Aratikum do Instituto Biorregional do Cerrado (IBC), em Alto Paraíso de Goiás. Estávamos naquele momento alterando nosso Estatuto e a estrutura e o sistema de tomada de decisão sociocrática se encaixaram perfeitamente no modelo que queríamos adotar: menos hierárquico, com distribuição de responsabilidade entre os indivíduos e equipes e mais autonomia de decisão. Um modelo que se pauta no equilíbrio entre a equivalência entre os os pares e a eficácia na busca de soluções que sejam boas o suficiente para o momento e seguras para serem tentadas.O princípio do Consentimento ativa a inteligência coletiva do grupo na construção de estratégias criativas e que contam com maior engajamento na sua execução.

Pouco depois passamos a usar a Sociocracia no Terra Luminous, em Juquitiba (SP), um espaço de eventos e comunidade em formação. Hoje, ambas as organizações adotam a versão mais atual e flexível, a S3, e acrescentam aos seus processos outras ferramentas sociais que ajudam a ampliar a conexão entre as pessoas, como o Fórum e a Comunicação Não-Violenta. Rafael Oliveira

Terra Luminous

Acompanho o trabalho da Luiza Padoa há alguns anos e sinto que, além da competência e das muitas habilidades desenvolvidas em sua formação profissional, ela carrega consigo uma coerência entre o que transmite e o que vive. Isso faz dela uma profissional de qualidades adicionais, pois a torna atenta e sensível o suficiente para identificar as reais necessidades seja do indivíduo, seja de grupo.

 

Tive não só a oportunidade de ter um projeto pessoal facilitado por ela com a metodologia Dragon Dreaming há cinco anos, como também pude trabalhar conjuntamente com a Luiza e 2016, em uma oficina ministrada para um grupo de funcionários do Banco do Brasil. Em ambas as experiências, a Luiza me impressionou na sua firmeza e conhecimento dos conteúdos ministrados e na sensibilidade de conduzir grupos. Renata Camargo

Jornalista, WWF

QUANTO CUSTA?

Buscamos preços justos que cuidem tanto da organização e das pessoas que fazem parte da equipe quanto da diversidade de participantes que queremos alcançar com esta oficina.

Dessa forma propomos duas categoria de valor em função do seu perfil social.

Avalie a sua categoria na hora de fazer a inscrição.

F.A.Q – Perguntas Frequentes

Para quem é este curso?
Para qualquer pessoa que busca uma gestão mais participativa e inovar no no seu trabalho, projeto ou coletivo.

Por exemplo, ele é para você que:

  • é educador, empreendedor, participa de algum coletivo, servidor públicos e quer fazer diferente
  • quer conseguir tomar decisões mais rapidamente e menos cansativas
  • está cansado de grupos onde só falam, falam, falam e não realizam
  • está desmotivado e achando seu trabalho improdutivo
  • está precisando estruturar sua organização ou equipe
  • é um gestor que quer fugir do tradicional mas não sabe como fazer
É necessário algum pré-requisito?
Não há pré-requisito, mas você aproveitará melhor o curso se já souber um pouquinho de Sociocracia.
Neste caso, baixe e leia o e-book dos “10 Pilares das Organizações Sociocráticas” gratuitamente no site para se preparar.
Qual é o objetivo desse curso?
Essa curso é uma introdução às práticas de Sociocracia, S3, Holacracia, e O2. A Sociocracia é um sistema de governança e tomada de decisão focado no poder compartilhado, ela ajuda equipes a se auto-organizarem com mais clareza, eficácia e equivalência. Processos bem facilitados são essenciais para aumentar a colaboração dos grupos e encontrar estratégias que entreguem resultados sem deixar ninguém para trás. No curso você terá a oportunidade de aprender técnicas, praticar e descobrir maneiras de cuidar desde situações simples até as mais desafiadoras nos processos de grupo.
O curso é certificado?
O curso será certificado pela Sociocracia Brasil e MIRÁ | Design de Ideias.
Quero fazer o curso, mas não consigo pagar o valor solidário. Como faço?

Consideramos importante atender as pessoas que possuem interesse genuíno no curso e não estão em um momento economicamente favorável para participação. Se você deseja solicitar uma bolsa parcial, preencha o formulário de pedido de bolsas até o inicio do período de inscrições e faremos o possível para atendê-lo.
O resultado será informado uma semana antes do curso, após o termino das inscrições.
Há um número restrito de vagas e os bolsistas devem oferecer um valor dentro de seu ponto de equilíbrio.

Quais são as opções de pagamento?
O pagamento é feito online, através de cartão, boleto ou transferência bancária. Geralmente o parcelamento pode ser feito em até 12x, e há desconto para pagamento à vista.
Eu posso desistir depois de ter feito minha inscrição?
Se a inscrição for cancelada com até uma semana de antecedência do curso, reteremos 15% do valor para cobrir custos operacionais. Se o cancelamento ocorrer com menos de uma semana do início, não haverá devolução; casos graves serão analisados pela organização. Entretanto, há a possibilidade de repasse da inscrição para outra pessoa.
REALIZAÇÃO
PARCEIROS

QUERO
ME INSCREVER!

As inscrições para o curso serão abertas no dia 08/11/2018, logo após o bate-papo online que faremos com toda a equipe!

Enquanto isso você pode deixar seu contato e baixar os materiais que preparamos para você conhecer um pouco das metodologias que trabalharemos durante o curso.

11 + 3 =