PORTFOLIO

OFICINA DE PERMACULTURA URBANA #1

TRABALHO REALIZADO

Primeira oficina idealizada e realizada pela Luiza, na época Diretora do IPOEMA, na sua própria casa com o intuito de mostrar que é possível ter uma vida sustentável mesmo dentro da cidade, a partir de seu próprio exemplo (com seus erros e acertos).

O propósito do curso era:

Aprenda a transformar sua vida para ser mais sustentável, econômica e conectada com a natureza, mesmo morando na cidade!

Descubra soluções simples que todos podem adotar para terem uma vida mais ecológica no meio urbano! Cerca de 55% da população mundial vive nas cidades, é neste local onde mais se concentram as pessoas, o fluxo de mercadorias, dinheiro e informação que se gera a maior parte da poluição e impactos ambientais, e onde mais temos dificuldade em implantar mudanças no nosso comportamento afim de se atingir um modo de vida de baixo impacto!

Realização

IPOEMA

Tipo de Design

Design de Sustentabilidade
Design de Educação
Design de Informação

Tipo de Serviço

Capacitação
Coordenação de Cursos
Criação de apresentação
Criação de material didático

Data

09 e 10/09/2017

Local

Casa Ayo
Brasília/DF

Links

RELATO DA OFICINA

Alegria, diversão e experimentações! Num final de semana intenso em atividades, descobertas, trocas e reflexões os participantes da primeira edição da Oficina de Permacultura Urbana puderam descobrir centenas de possibilidades para uma vida mais sustentável dentro das cidades!

É possível ?

Recebidos na Casa Ayo de portas abertas pela Luiza – dona da casa e diretora geral do IPOEMA – os participantes iniciaram o curso em conversas animadas e debates profundos sobre o nosso modo de vida e sobre soluções possíveis. Tivemos a honra de receber convidados especiais para a nossa roda: Cláudio CJ – fundador do IPOEMA, Marcos Woortman – Administrador regional do Lago Norte, e Débora da Silva Oliveira – mestranda de ecologia urbana em Seattle, que enriqueceram nosso debate trazendo visões diversas.

Soluções sustentáveis

Durante a tarde do sábado, exploramos centenas de soluções possíveis, das mais simples às mais complexas, passando por todas as dimensões que a Permacultura trabalha e entende serem necessárias para uma vida mais equilibrada: Manejo da Terra e da Natureza, Construções, Ferramentas e Tecnologias, Educação e Cultura, Saúde e Bem-estar, Economia e Finanças e por fim Comunidade e Governança.

Fazer, fazer, fazer!

O domingo foi todo dedicado a colocar a mão na massa!
Com ajuda do querido Rothier, fizemos diversas práticas: plantamos uma horta mandala, fizemos hortas verticais a partir de garrafas pet, praticamos yoga, construimos minhocarios, transformamos pneus velhos em bancos, preparamos materiais de limpeza ecológicos, fizemos danças circulares e claro! aproveitamos muito de todos os momentos juntos!

Colhendo os frutos

Saímos comprometidos em iniciar mudanças em nossas vidas, com metas individuais e um parceiro para nos apoiar nessa transição! Daqui um mês nos reencontraremos para seguirmos nos acompanhando nessa caminhada e criando nossa comunidade de apoio, tão fundamental para esse processo!

Que todos possam começar HOJE a ser a mudança que queremos ver no mundo!

E nós vamos continuar regando nossas plantinhas!

Quando vai ter de novo?

Como essa as primeiras edições foram um SUCESSO, as vagas acabaram, e até ganhamos prêmio por esse trabalho, vamos abrir novas turmas em breve.

Fique lidago para saber da data e reservar seu lugar!

DEPOIMENTOS

Adiei muito a minha primeira experiência com a Permacultura porque não sabia do IPOEMA em Brasília. Assim que ofereceram o curso de Permacultura Urbana, me organizei para participar.
Foi um final de semana fantástico, perto de pessoas maravilhosas. A parte teórica e prática foi muito esclarecedora. Eu que só lia e relia sobre o assunto nos meios de comunicação, principalmente a internet, pude entender com todos os meus cinco sentidos que a Permacultura Urbana é viável, simples e basta ter força de vontade. Amar-se a si mesmo e ao próximo é fundamental. Amei!

Rosilania Pereira

Professora, Secretaria de Educação DF

O curso de permacultura urbana superou minhas expectativas. Aprendi que a permacultura é muito mais do que uma série de técnicas que podemos aplicar em nossa vida cotidiana (em maior ou menor medida), mas uma visão de mundo bem mais abrangente. Além disso, o curso é uma delícia, completo e instigante. São dois dias ótimos que passamos em grupo e que depois continuam…

Natália O. Fontoura

Servidora Pública, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA

Curso incrível, ótimos professores e estrutura. Conseguiu reunir pessoas de tribos diferentes, porém com a mesma consciência ecológica, em busca de uma vida mais sustentável.